O Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim

O músico e pesquisador Almir Côrtes disponibiliza para download sua dissertação de mestrado O Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim. A tese detalha as fases de Jacob como músico, seu estilo, técnica, os recursos de interpretação, improvisação e variação. Tudo claramente explicado e exemplificado em partituras.

É um tesouro para bandolinistas e estudiosos do choro, uma oportunidade única de entender a fundo o estilo que criou a escola brasileira do nosso instrumento. O trabalho de pesquisa foi financiado pela FAPESP através de bolsa e se baseou (além da pesquisa em livros e sites) em entrevistas com músicos como Ronaldo do Bandolim, César Faria, Carlinhos Leite, Déo Rian, Joel Nascimento e Sérgio Prata.

Almir Côrtes é instrumentista, compositor arranjador e pesquisador, guitarrista profissional há mais de dez anos, é também Bacharel em Violão Erudito pela Faculdade de Música da Universidade Federal da Bahia, Mestre e Doutorando em Música Popular na área de Práticas Interpretativas da Faculdade de Música da Unicamp. Atualmente está lançando pelo selo Fábrica Discos seu primeiro álbum solo. Um trabalho instrumental onde a riqueza rítmica das manifestações culturais nordestinas divide espaço com outros gêneros como o choro e o samba, e incorpora também alguns procedimentos da música de concerto européia e do jazz.

Baixe O Estilo Interpretativo de Jacob do Bandolim em PDF.

Para mais informações sobre o trabalho de Almir Côrtes ou contatos, visite o site do músico.

Clicky Web Analytics