O bandolim de 10 cordas de Vergílio Lima

O luthier Vergílio Lima trabalha há mais de 25 anos com instrumentos de corda. Começou se dedicando ao violão e logo estava trabalhando em vários outros instrumentos. Foi a ele que Hamilton de Holanda encomendou o bandolim de dez cordas, para atender a sua necessidade de ampliar a tessitura do instrumento.

Vergílio construiu para Hamilton um instrumento com laterais e fundo de jacarandá e tampo de cedro brasileiro e um com laterais e fundo também em jacarandá com tampo em pinho europeu. Ambos contam com o captador canadense Shaten (modelo Duo Sensor) e têm a caixa de ressonância 8mm mais larga e 5mm mais profunda do que os bandolins de oito cordas do luthier e o mesmo comprimento de cordas. Ao contrário do que se comentou, toda a escala tem trastes da mesma medida (1,2mm de largura por 1,0mm de altura).

O par mais grave do instrumento é afinado em dó. Vergílio recomenda uma combinação de encordoamento normal GHS com cordas dó da Hannabach, para violão clássico.

Apesar de ter sido desenvolvido especialmente para Hamilton de Holanda, o bandolim de dez cordas está disponível para qualquer músico interessado. Contatos com o luthier podem ser feitos pelo e-mail vergilio.lima@bol.com.br.


(clique nas figuras abaixo para ampliar)

1 2 3 4
Clicky Web Analytics