No choro e no trio elétrico

Trecho de matéria publicada pela Guitar Player.

Clique aqui para copiar os exemplos em Encore.

Os exercícios 1 a 3 são o solo de Lamento (Pixinguinha), que está no cd Retocando o Choro. Para registrar esse disco, Armandinho usou um bandolim Ovation. Em algumas faixas, ele passou o instrumento por um Roland GP-8. "No bandolim, tiro a distorção. Prefiro delay e reverb. Regulo a velocidade do delay conforme a música. Toquei com o GP-8 por 12 anos. Já pouco tempo mudei para um Roland GT-5, ao qual ainda estou me adaptando", acrescenta.

O solo de Lamento começa em 2'04'' e acaba em 2'15''. O exemplo 1 apresenta os três primeiros compassos do solo. É formado por arpejos em Bm que seguem um padrão de semicolcheia. No segundo compasso ocorre um movimento cromático na tônica (Bm) e, no terceiro, Armandinho executa arpejos em D. A continuação do solo (exemplo 2) é uma frase também em semicolcheias e com palheta alternada. Cuidado para não soar embolado. Toque devagar e vá acelerando aos poucos, para que todas as notas sejam ouvidas.

O solo de Lamento é finalizado com um fraseado bem melódico (exemplo 3). No compasso 2, o guitarrista usa um efeito de delay que se estende até o compasso 3. O terceiro compasso repete os padrões do exemplo 1, mas, desta vez, os arpejos são em em G. Armandinho termina o solo com três double-stops (dó#-fá#) feitos em contratempo.

Clicky Web Analytics