Meu caro Radamés...

Carta de Jacob do Bandolim ao maestro Radamés Gnattali, que compôs a Suite Retratos e incumbiu Jacob de sua execução.

Meu caro Radamés,

Radamés Gnattali
Radamés Gnattali

Antes de Retratos, eu vivia reclamando: "É preciso ensaiar...". E a coisa ficava por aí, ensaios e mais ensaios.

Hoje minha cantilena é outra: "Mais do que ensaiar, é necessário estudar". E estou estudando. Meus rapazes também (o pandeirista já não fala mais em paradas). "Seu Jacob, o senhor aí quer uma fermata? Avise-me, também, se quer adágio, moderato ou vivace...". Veja, Radamés, o que você me arrumou. É o fim do mundo.

Retratos: valeu estudar e ficar todo fechado dentro de casa durante todo o Carnaval de 1964, devorando e autopsiando os mínimos detalhes da obra, procurando descobrir a inspiração do autor no emaranhado de notas, linhas e espaços e, assim, não desmerecer a confiança que em mim depositou, em honraria pródiga demais para um tocador de chorinhos.

Mais o prêmio de todo esse esforço foi maior do que todos os aplausos recebidos em trinta anos: foi o seu sorriso de satisfação. Este é que eu queria, que me faltava e que, secretamente, eu ambicionava há muitos anos. Não depois de um chorinho qualquer, mas sim em função de algo mais sério. Um sorriso bem demorado, em silêncio, olhos brilhando, tudo significando aprovação e sensação de desafogo por não haver se enganado. Valeu! Ora, se valeu!

E se hoje existia um Jacob feito exclusivamente à custa de seu próprio esforço, de agora em diante há outro, feito por você, pelo seu estímulo, pela sua confiança e pelo talento que você nos oferece e que poucos aproveitam.

Meu bom Radamés: sinto-me com quinze anos de idade, comprando um bandolim de cuia e um método simplório na loja do Marani & Lo Turco, lá no Maranguape. Vou estudar bandolim.

Que Deus, no futuro, me proteja e Radamés não me desampare.

Obrigado, mestre.

NB - Perdoe. Sei que você fica inibido com elogios de corpo presente. Daí esta carta. Sua modéstia julgará que é absurda, sem motivo e, até mesmo, ridícula. Mas eu tinha que escrevê-la agora, para não estalar de um enfarte, tá?

Clique aqui para ouvir um trecho de Pixinguinha (primeiro movimento da suíte Retratos) na interpretação de Jacob do Bandolim.

Comentários

Meu caro Radamés...

My dear Radames was a very known Portraits he composed the Suite Portraits Jacob and instructed his execution. I think think that given an topic and information about him is to give him a tribute for his work and it is very good.

College Essays

Clicky Web Analytics