Led Zeppelin

O Led Zeppelin iniciou uma verdadeira revolução no rock and roll. Com bases fincadas firmemente no blues a banda criou riffs e frases que definiram o rock pesado e lançaram as bases para vôos das gerações seguintes.

E paralelo ao peso do rock a banda construiu um trabalho acústico, baseado na tradição celta e no bluegrass. Claro que o bandolim não poderia ficar de fora desta mistura.

O verdadeiro bandolinista da banda era o baixista (na verdade multi-instrumentista) John Paul Jones mas o guitarrista Jimmy Page também usou nosso instrumento em algumas faixas. No entanto, menos acostumado com o bandolim, Page o afinava como as primeiras cordas de um violão (mi, si, sol, ré).

Enquanto o guitarrista usava bandolins Gibson A4 e Fender elétricos, Jones preferia os Harmony acústico/elétricos e seu curioso instrumento de braço triplo (violão de seis cordas / violão de doze cordas / bandolim) fabricado sob encomenda pela Manson Bros.

O site Bandolim disponibiliza para você as tablaturas das músicas do Led Zeppelin que são tocadas com bandolim. As músicas são The Battle of Evermore, Going to California, That's the way, Hot dog, Gallows Pole, Boogie with Stue Black country woman.

Para baixar as músicas basta clicar aqui. Se você tem dificuldade para ler tablaturas, dê uma lida em nosso rápida explicação.

1Como curiosidade, reproduzimos um trecho de uma entrevista de John Paul Jones no site The Celebrity Cafe.

O que você toca quando está em casa, relaxando?
Bandolim.

Bandolim? Isso é sério?
Claro, o instrumento é pequeno, perfeito para tocar assistindo TV.

Não consigo imaginar você tocando Stairway to Heaven no bandolim, assistindo TV.
Mas funciona muito bem.

Ah, tocando bandolim você está destruindo sua imagem de estrela do rock. Não encaixa.
É, não encaixa. Mas quem se importa?

Clicky Web Analytics