Joel Nascimento (13/10/1937 - *)

JOEL NASCIMENTO

Na infância e adolescência estudou cavaquinho, piano e acordeom, e mais tarde chegou a fundar um grupo para tocar em bailes, o Joel e Seu Ritmo. No início da década de 60 abandonou a música e fez um curso de técnica radiológica, passando a trabalhar em hospitais. Em torno de 1969, por intermédio do irmão, voltou a freqüentar rodas de choro, ganhou um bandolim de presente e pôs-se a estudar o instrumento. Disposto e executar a suíte "Retratos", composta por Radamés Gnattali para Jacob do Bandolim, foi falar com o compositor, que o encorajou. Depois de meses de estudo, executou a suíte, acompanhado pelo autor. A partir de então começou a participar de gravações, tornando-se um dos bandolinistas mais requisitados pelos intérpretes. Seu primeiro disco solo, "Chorando pelos Dedos", foi lançado em 1975 e aos poucos foi se livrando do padrão instituído por Jacob do Bandolim para a execução no instrumento.

Participou da formação original da Camerata Carioca, grupo instrumental criado em 1979 por ocasião do espetáculo "Tributo a Jacob do Bandolim", em homenagem aos dez anos da morte do bandolinista. Com arranjos e direção musical de Radamés Gnattali e formação que foi aumentando e se solidificando com o passar do tempo, composta exclusivamente de músicos de choro, a Camerata gravou de Vivaldi a Pixinguinha, nome de um dos espetáculos do grupo. O repertório eclético caracteriza a atuação da Camerata, na fronteira entre o erudito e o popular. Em 1982 voltaram aos palcos com Nara Leão no show "Nasci para Bailar", e no ano seguinte sai o LP "Tocar", com músicas de Radamés, Villa-Lobos, Pixinguinha, Wagner Tiso e outros. Ainda em 1983 a Camerata se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro ao lado da Orquestra Sinfônica do Municipal.

Intérprete menos rígido que Jacob, famoso por sua capacidade de improvisar, Joel tocou ao lado do guitarrista inglês John McLaughin, do flamenco Paco de Lucia, de Raphael Rabello e Artur Moreira Lima, excursionando por diversos países e angariando prêmios de melhor instrumentista. Tem discos lançados no Japão e é autor de composições como "Meu Sonho" e "Sorriso de Criança".

Texto gentilmente cedido pelo site CliqueMusic.

Clicky Web Analytics