Dicas de Encore

Iniciando (alguns ajustes preliminares)
Obs: os passos abaixo até "iniciando uma nova ´música" devem ser feitos somente uma vez.

Dica 1: Quando você inicia o Encore, alguns menus ficam no meio da tela. O menu de "Notas" (vertical) e o menu de "Ferramentas" (horizontal) podem ser arrastados de forma a não prejudicar sua visualização da partitura. Com o ponteiro do mouse apostado sobre a cabeça do menu de notas (ao lado do quadrado com um "X"), clique e mantenha o botão do mouse pressionado e arraste para o canto direito. Solte o botão do mouse. Faça a mesma coisa com o menu de ferramentas, arrastando-o para o final da janela (em baixo). Com os menus posicionados de forma mais correta, vá ao menu superior do encore e clique em "Setup". Ao final do menu que se abrirá você deverá ver a opção "Save Preferences". Clique alí e salve seus ajustes para que na próxima vez que o Encore se inicializar, os menus já estejam na posição correta.

Dica 2: Provavelmente você trabalhe com partituras para coral. Para que o Encore se inicialize com uma partitura a quatro vozes faça o seguinte: No menu superior do Encore, clique em "File" e depois na primeira opção "New". No menu "Choose Page Layout" clique em "Single Staves". A opção "Staves per system" deverá aparecer. É ali que você ajusta quantas pautas (vozes) você precisa em sua partitura. Mude o numero para 4 (vozes). Abaixo você tem a opção "System per pages" (conjuntos de compassos por linha). Mude o numero para 3 para que apareçam 3 sistemas por página. Abaixo você tem a opção "Measures per system" (compassos por linha). Mude o numero para quantos compassos necessitar em cada sistema (linha). Um bom número é 4. Com tudo isso ajustado, clique no botão "OK" e terá criado uma partitura com 4 vozes, 4 compassos por linha e 3 linhas (sistemas)por página.

Agora você já deve estar vendo sua partitura na janela, mas a ultima pauta ainda contém uma clave de "Sol" e os Baixos precisam de uma clave de "Fá". No menu de notas (Notes) clique sobre o "s" de notas. Isto faz com que o menu vá passando para outras ferramentas. Encontre o menu "Clefs" (claves) e clique sobre a clave de "Fá". Leve o ponteiro do mouse até a clave de "Sol" na última pauta do primeiro sistema (note que não precisa ficar com o botão do mouse pressionado e que a clave de "Fá" fica "presa" ao ponteiro do mouse) e clique sobre ela. Você verá que a clave se altera de "Sol" para "Fá" em todos os sistemas. Agora no menu superior do Encore clique sobre "Score" e depois encontre a opção "Text Elements..." . Clique alí para ter acesso ao menu de texto. Uma janela "Text Elements" se abrirá. Você verá que ela está aberta na opção "Score Tile" (título da partitura) com 3 linhas para que coloque o nome da música, mas não coloque nada ainda. Existem outras opções abaixo como "instructions" (instruções), "Composer" (compositor) e outros. Procure por "Footer 2" (rodapé 2) e clique sobre a opção, você verá uma linha em branco. Coloque ali a palavra "Página" e dê um espaço após a palavra. Clique sobre o botão "Page #P" e veja que aparece "#P" após a palavra página. Isto irá incluir um número de página em todas as folhas criadas. Procure pela opção "Start on page" e coloque ali o número 1, ou seja, a numeração começará pela pagina 1. Agora clique sobre a opção "Copyright Notice". Se abrirão 6 linhas em branco. Na primeira coloque algo como: "Banco de Partituras CEVE: www.geocities.com/vienna/strasse/4303" ou "Esta partitura pertence a Fulano de tal". Na linha de baixo coloque algo como "email: fulano de tal@provedor.com.br" ou preencha cada linha conforme necessitar. Estas informações ficam centralizadas ao final da partitura. Em cada opão acima descrita na caixa de Texto, você poderá mudar a fonte e o tamanho, bastando clicar sobre o botão "Font" Clique no botão "OK" e todas as informações farão parte de sua partitura.

Vá agora ao menu superior do Encore e procure por uma figura igual ao ponteiro do mouse ao lado de "Voice", clique nele. Acima deste ponteiro tem a opção "Edit". Clique ali e procure pela opção "Select All", veja que toda a partitura ficou selecionada. Clique agora na opção "Score" no menu do Encore e procure pela opção "Connect Staves" e clique lá. Clique no quadrado "Bracket" e depois em "OK".

Clique agora na opção "Windows" no menu superior do Encore e procure pela opção "Staff Sheet". Na coluna "Name" clique na primeira linha e preencha com o nome "Sopranos". Repita a operação nas linhas posteriores para cada naipe, ou seja, Contraltos, Tenores e Baixos. Clique agora na coluna "Program Name". Se abrirá uma janela onde deverá procurar pela palavra "Device" com um campo que deve estar preenchido com "Generic". Clique na seta preta depois de "Generic" e procure pela opção "General MIDI". Note que você poderá ver vários instrumentos. O primeiro da lista é "Grand Piano". Clique nele e depois no botão "OK". Repita a operação para cada voz na coluna "Program Name" e após leve os botões deslizantes de volume do lado direito todos para o valor máximo (direita). Você depois poderá ajustar o volume de cada voz por este menu. Feche a janela clicando no quadrado com um "X".

Voltando a janela da Partitura, clique no menu superior do encore em "File" e depois em "Save". Se abrirá a janela para que salve sua partitura. Escolha o diretório do Encore (isso é muito importante) e salve a partitura que acabou de ajustar com o nome de "Template", colocando este nome no lugar do asterisco do campo "nome do arquivo" para que naquela linha fique o nome "Template.enc" e clique em "salvar" ou "save". Pronto, a partitura que acabou de criar aparecerá toda vez que iniciar o Encore. Não se esqueça de que quando for preencher a partituras com notas de uma música que editou e salvar, use a opção "Save As..." (salvar como) com o nome da música que editou.

Iniciando uma nova música
(comece sua edição daqui se já fez os passos acima.)

Text elements - colocando título. Antes de colocar notas, vamos novamente no menu superior do Encore e clicando em "Scores" e após, na opção "Text Elements..." e depois em "Score Tile" colocar o nome da música na linha superior. Se houverem outros dados referente ao nome da música, coloque nas linhas abaixo. Geralmente o nome da música fica com o tamanho da fonte em 24 pontos (botão Font) e as linhas inferiores em 12 pontos. Selecione o nome da música clicando com o ponteiro do mouse após o final do nome, clique e segure o botão do mouse e leve-o até o inicio do nome da música, o nome deverá ficar selecionado. Clique no botão "Font" e altere o tipo da letra e tamanho. Repita para as linhas inferiores. Clique agora em "Composer" e preencha com o nome do autor da música e na linha de baixo com o arranjador (se quiser alterar a fonte e tamanho, basta repetir o processo no botão "Font"). Se tiver alguma instrução especial, clique em "Instructions" e repita o processo de escolher fonte e tamanho.

Feito isso, salve a partitura em "Save As..." com o nome da música que está editando. Isso facilita pois agora, a qualquer momento, basta clicar no desenho de um disquete que fica no início do menu flutuante das ferramentas (parte inferior da janela de edição).

Compasso e outros ajustes: Agora vamos trocar o compasso: por "defaut" o compasso que aparece é 4/4. Se quiser alterar basta clicar com o ponteiro do mouse em qualquer lugar do primeiro compasso e clicar no menu superior do Encore em "Messures" e depois em "Time Signature" e escolher o compasso desejado. Note que nesta janela existe uma opção "From messure" e dois espaços, ou seja, do compasso 1 ao final. Se for esta sua opção coloque o numero 1 no primeiro espaço e clique em um botão após o segundo espaço que indica o final da partitura. Clique ali e aparecerá no segundo espaço o número do compasso correspondente ao último da folha.

Observação: Existem partituras em que o primeiro compasso é ANACRÚSTICO e várias partituras nos chegam com pausas ali para simula-lo. Isto é errado ! A maneira correta é na mesma caixa do "Time Signature" clicar em "Other" e preencher com a fração de tempo correspondente ao compasso anacrústico que deseja, e depois no quadro "pickup bar" e depois em "OK". Note que se voltar a esta janela, no lugar do numero 1 referente ao primeiro compasso você verá um traço que corresponde ao compasso anacrúscico.

Agora vamos alterar a transposição de notas (inclusão de bemóis ou sustenidos no início da pauta). Clique com o mouse no compasso correspondente e no menu superior do Encore em "Messure" e escolha a opção "Key Signature". Você verá na janela que se abre o desenho de uma pauta com a clave de "Sol" e do lado direito deste desenho uma barra de rolagem com uma seta em cima e outra em baixo. Clique na seta superior tantas vezes forem necessárias para incluir sustenidos ou na inferior para incluir bemóis e depois clique em "OK".

Colocando Notas: Vamos agora a colocação das notas. Para que você possa escutar depois sua partitura voz por voz, você deverá clicar na pauta correspondente a voz do soprano e no menu superior do encore sobre o botão "Voices". Veja que no menu que se abre está marcado "All Voices". Clique no número 1 informando que você iniciará pelas vozes de Sopranos. Veja que este botão de "Voices " agora aparece "Voice 1". Agora basta escolher a nota desejada no menu flutuante de notas e clicar na pauta sobre a linha em que se deseja inserir a nota e ela aparece na pauta. caso seja uma nota pontuada, basta clicar na nota correspondente no menu flutuante de notas, depois no ponto de aumento na parte inferior deste mesmo menu e clicar sobre a pauta. caso tenha colocado a nota errada, basta clicar no menu superior em um botão parecido com uma borracha vermelha no final de um lápis e clicar sobre a nota errada para apaga-la. Se a nota foi colocada corretamente mas em linha errada, basta clicar com o ponteiro do mouse sobre a cabeça da nota e arrasta-la para a linha correta. Para colocar as pausas, basta fazer da mesma forma que as notas. Vá preenchendo sua partitura com as notas correspondentes em cada compasso sem se preocupar com as ligaduras, isto é feito depois. Se terminar a primeira página e ainda quiser inserir outra página para continuar editando, basta clicar no menu superior do Encore em "Score" e depois em "Add page..." que uma nova página será incluida.

Barras de retorno ou de finalização: clique no compasso node se deseja incluir uma barra de retorno, depois no menu superior do Encore em "meassures" e depois em "Barline Types". Alí você encontrará as mesmas barras para o inicio do compasso e para o final. Clique na barra correspondente e depois em "OK".

Codas: Talvez sua partitura precise de retornos que retornam a compassos anteriores com marcações como "Fine", "da Coda al Signo", "dal Signo al Coda" e assim por diante. Basta clicar no compasso desejado e clicar no menu superior do Encore em "Messure" e depois em "Coda Phrases" e escolher o sinal correspondente e clicar em "OK". Depois vá ao outro compasso e inclua o outro sinal.

Pulando compassos: Se sua partitura, entre duas barras de retorno, lhe pede para "tocar" um determinado compasso somente uma vez, clique no compasso e no menu superior do Encore em "Messure" e depois em "Endings..". Uma janela se abrirá com informações do compasso inicial e final que deseja tocar somente uma vez. Preencha os espaços inicial e final com os números correspondentes aos compassos que quer pular na segunda vez e depois e clique em "First". Repita a operação se tiver trechos a tocar somente na segunda vez, terceira, assim por diante. O final da repetição pode ser aberta ou fechada, escolha a opção desejada marcando ou desmarcando a opção "Lock Ending".

Ajustando tudo antes de fazer ligaduras e colocar a letra: A esta autura sua partitura já deve estar quase pronta. Vamos agora ajustar os espaços para a colocação de ligaduras e letras. Clique no menu superior do encore em "Edit" e depois em "Select All" para selecionar toda a partitura. Depois clique novamente no menu superior do Encore em "Messure" e depois em "Align Spacing" (ou [Ctrl]+[J]). Se abrirá uma caixa onde tem o número do compasso inicial e do final, preencha os dados com 1 (inicio) ou "-" para anacrustico e o espaço do compasso final com o numero correspondente ao ultimo compasso ou simplesmente clique na figura indicando final de compasso. Tenha a certeza que as caixas "Ajust for Lyrics" e "All Staves" estejam marcadas e clique "Ok". Isto ajustará os espaços entre notas facilitando a colocação de letra. Ajuste agora a partitura dentro da folha (a partitura ainda está selecionada) clicando no menu do Encore em "Scores" e depois em "Center Staves". Repita o procedimento para "Center Systems".

Ligaduras: As ligaduras de notas podem ser de dois tipos, notas na mesma linha e notas em linhas diferentes. Para ligar notas na mesma linha, primeiro vá com o ponteiro do mouse antes da nota inicial, clique segurando o botão do mouse e arraste até depois da outra nota que você quer ligar. Solte o botão do mouse. Isto selecionará um campo que compreende as duas notas. Feito isso, vá ao menu superior do Encore e clique em "Notes" e depois em "Tie Notes". Pronto sua ligadura está feita e isto faz com que as duas notas sejam tocadas como uma, sustentando a nota. Você poderá clicar em [Ctrl]+[T] em vez de ir ao menu. Para ligar notas em linhas diferentes ou grupos de notas o procedimento de seleção é o mesmo. Após, clique em "Notes" e depois em "Slur Notes" ou [Ctrl]+[L].

Colocando letra em sua partitura: Selecione primeiro a voz que quer trabalhar clicando no botão "Voices", depois no menu flutuante de notas, clique no "s" de notas até ver o menu "Graphics". Localize a ferramenta de latra (quadrado com a letra "L") e clique sobre ela. Você verá que apareceu uma seta vermelha no início da partitura entre as vozes de soprano e contralto, isto indica que o procedimento está correto. Clique agora sobre a cabeça da primeira nota e verá que um cursor estará piscando abaixo da nota selecionada. Digite a palavra. para pular para a próxima nota basta clicar na barra de espaço. Se a palavra for dividida em sílabas que ficam embaixo de cada nota, ao pular para a próxima nota clique em "-" (traço) para fazer a separação silábica. Acabando a palavra volte a clicar na barra de espaço para pular para a nota seguinte. Você tambem pode usar o [Ctrl]+[-] para ligar vogais abaixo da mesma nota. Se precisar incluir uma segunda letra para soprano, clique em "Voice 2" e repita o processo clicando na primeira nota do soprano. Veja que uma linha irá se criar abaixo da primeira letra e mesmo que esteja sobreposta a pauta do contralto, não se preocupe, depois isto será ajeitado. Para colocar a letra do contralto, clique em "Voice 2 " mas agora clique na primeira nota do contralto e faça da mesma forma para as outras vozes. Para que as duas letras de soprano (por exemplo) não fique sobreposta a pauta de abaixo (contraltos), vá ao final da pauta de contraltos, e clique com o ponteiro do mouse no canto superior desta pauta e arraste-a para baixo, aumentando o espaço entre as duas pautas e de modo a letra de soprano ficar livre da pauta inferior. Repita o procedimento com as pautas de outras vozes até que sua partitura possa ser visualizada sem problemas.

Colocando sinais de dinâmica: Vá no menu flutuante de notas, clique sobre o "s" de notas até encontrar o menu "Dynamic". Clique sobre a figura de dinâmica que quer incluir e coloque-a sobre a nota pretendida. este procedimento vale para todas as outras ferramentas de figuras. Salve sua partitura !

Escutando: Para escutar todo o trabalho que acabou de editar, basta clicar sobre o botão de "Play" (triângulo verde no menu superior). Note que para escutar todas as vozes, o botão "Voices" deve estar em "All Voices". Para escutar somente uma voz, selecione a voz desejada em "Voices". Para escutar duas ou mais vozes juntas você pode também fazer uso da função "Staff Sheet" que você acessa através do menu principal, clicando em "Windows". Na janela do "Staff Sheet" cocê tem a coluna "Play". Clique sobre os triângulos azuis correspondente às vozes que quer escutar juntas deixando-os ecuros e as vozes que não quer escutar, deixando-os claros. A coluna "solos" funciona de forma inversa.

Material tirado do site do CEVE - Coral Espírita Vozes da Esperança.
Você pode copiar e divulgar livremente estas dicas desde que não retire a citação da fonte

Clicky Web Analytics