Dicas de conservação

Problemas com clima e como evitá-los:

Frio
O único risco real do frio é a mudança brusca de temperatura. Quando sair de um lugar aquecido para o frio (e vice-versa) seu instrumento precisa ser isolado. Se você tem um case térmico, use. Se não, forre o interior do case (ou capa) com tolha ou cobertor. Se estiver levando o bandolim na mão, embrulhe-o na toalha ou cobertor. Chegando em seu destino espere um pouco para o instrumento se aclimatar.

Calor
Muitos fabricantes usam colas que amolecem com o calor, soltando as peças coladas. A exposição direta ao calor é suficiente para enfraquecer ou mesmo separar as junções de um bandolim. Não deixe nenhum instrumento num lugar onde o sol bate com o passar do dia. NUNCA DEIXE O BANDOLIM NO CARRO NO CALOR; se estiver quente demais para você ficar no carro, com as janelas fechadas, sob o sol, sem suar, está quente para ele também.

Umidade
A umidade também pode danificar as partes coladas do instrumento e causar deformações no braço (empenar ou torcer). Se você vive num lugar muito úmido, use sílica gel para remediar a situação

Clima seco
O maior inimigo dos instrumentos de corda; a madeira se retrai e racha. Mantenha o instrumento num case e, em situações extremas, deixe-o perto de água (uma tigela cheia d'água, por exemplo). Isso vai manter a umidade relativa do ar num nível aceitável.

Dicas cotidianas
- Nunca empreste seu instrumento.
- Após o uso passe uma flanela ou um pano nas cordas para tirar o suor. Suas cordas vão durar bem mais.
- Deixando seu bandolim apoiado na parede ele pode empenar. Guarde-o sempre deitado.
- Não cole adesivos no bandolim ou faça marcas na caixa acústica.
- Nunca, nunca despache seu instrumento como bagagem num vôo. Carregue-o com você sempre que possível.
- Evite tirar todas as cordas do instrumento de uma vez. Ele é fabricado para receber uma certa tensão constante das cordas.
- Além da limpeza externa, limpe periodicamente o interior da caixa acústica com o auxílio de um aspirador de pó.
- Jamais use produtos abrasivos ou solventes para a limpeza do bandolim. Na falta de outro produto, prefira o confiável pano úmido.
- Para fazer qualquer conserto recorra a um especialista.

Clicky Web Analytics